ABC do Gato – E de Esconderijos

Esconderijos, uma das palavras mágicas na vida de um gato e que explica alguns dos mistérios sobre o seu modo de agir. Todos  os gatos se questionam constantemente fugir/esconder ou não, eis a questão!

Os nossos felinos domésticos pensam constantemente em sentirem-se seguros, porque são predadores mas também se sentem presas, pois neles estão ativas às memórias dos seus antepassados, o gato selvagem que vivia na Natureza.

SENTEM-SE COMO UMA PRESA

Os gatos que vivem exclusivamente em apartamento, vivendo tranquilos e sozinhos sem outros animais e apenas com a presença humana, podiam ter-se já desligado dessa ideia de serem presas que a qualquer instante podem ser apanhados. Mas não,  com frequência os protetores de gatos relatam que os gatos se assustam ou têm medo de sons estranhos ou de coisas novas ou de cheiros desconhecidos.

A sua resposta perante uma ameaça,  vai sempre ter em linha de conta um pensamento primordial “É necessário fugir e refugiar-me ou não? “.  Ao sentir-se ameaçado, assume-se como presa e quer evitar o confronto procurando um lugar seguro para ficar escondido. Assim o gato procura espaços debaixo de um móvel, sofá, cama, lençóis ou em cima de uma estante ou outros a serem considerados de acordo com as várias divisões da casa a que tem acesso e com o número de gatos existente.

Abc do gato - E de Esconderijos

No papel de presa, o gato evita o confronto ao máximo dando sinais do seu desconforto através de toda uma linguagem corporal e expressiva que é necessário compreender e respeitar.

SENTEM-SE COMO UM PREDADOR

Como predador também se esconderia na Natureza e por isso continua a querer esconder-se quando está a tentar caçar um brinquedo que estejamos a acenar-lhe. Escondendo-se atrás de um objeto e desse lugar sentindo-se protegido e invisível, ele pode apurar todos os seus sentidos e avançar inesperadamente para caçar algo com sucesso praticamente garantido dada a eficiência de todos os seus sentidos.

Fundamentalmente, o gato é um animal territorial, significa que decide e determina qual a área e os espaços onde circula e se sente confortável numa casa.

ESCONDERIJOS, O PILAR DE SEGURANÇA

Esconderijos constituem assim um dos componentes importantes do pilar de segurança e bem estar essencial na vida de um felino doméstico, assim sendo os protetores de gatos devem sempre pensar em espaços onde o gato se possa esconder, dormir sem ser perturbado ou permanecer alto e inacessível em posição de vigia.

Os gatos têm preferência por uma organização mais vertical dos espaços e menos horizontal como é organizada a maioria das nossas casas.

Regra número 1 com esconderijos, se o seu gato está escondido, deixe estar o Wally em paz e não o perturbe pois está a querer permanecer sozinho a descansar.

Saiba se tem uma casa cat friendly através das nossas consultas de bem estar:

Consulta de Bem-Estar

Saiba mais sobre o tema em artigos anteriores:

O bem-estar do seu gato – Consultas

Adicione o seu comentário

Contactos
todos os dias
917 055 346