B de Brincar

Abc do Gato -B de Brincar

Brincar. Para o bem estar do felino doméstico é preciso brincar com eles. Brincar não apenas pela componente lúdica, mas essencialmente pelas suas potencialidades educativas, afetivas, na criação de laços mais próximos com os seus tutores ou protetores,  e salutares, uma vez que todo o sistema cognitivo é exercitado ativando o seu instinto inato de caçar.

Todos os gatos de todas as idades brincam, pois em todas as idades caçam. Claro que quando são mais novos brincam mais, pois estão a aprender a caçar, para depois de aprendidas as lições se puderem alimentar.

A sua curiosidade leva-os a criarem mais hipóteses de caçar e em simultâneo de se manterem em alerta perante os seus predadores.

É importante manter o comportamento de caçar ativo, ainda que não tenham de caçar dentro de casa para se alimentarem.

Eles gostam de brinquedos que se mexam como as suas presas. Um brinquedo parado ao fim de um tempo perde o interesse.

Os gatos gostam de brincar de maneiras diferentes, às escondidas, às perseguições, gostam de variar por isso aconselhamos que brinque com o teu gato e deixe disponíveis cerca de 3 brinquedos durante uma semana, na semana seguinte muda para outro conjunto de 3 brinquedos. A variedade vai estimular o cérebro, o que é muito importante à medida que o gato vai envelhecendo.

Brincar pode ajudar a desbloquear um gato tímido e torná-lo mais próximo das pessoas. Para além de ser um excelente anti-stress.

Podemos compensá-lo com um bom-bom no final da brincadeira, para terminar da melhor forma o momento de lazer, mas sobretudo também com umas festinhas se ele estiver recetivo a isso, mas se brincarmos desde pequenos com estes cuidados  criamos um salutar hábito de brincar e o gato cria a rotina de pedir para brincar.

 

Video 1: Brincar é a solução 1

 

Video 2: Brincar é a solução 2

 

Video 3: Brincar é a solução 3

 

Brincar é um dos 5  pilares de bem-estar dos felinos domésticos. Brinque com o seu gato 20 minutos de manhã e à noite, ou duas vezes por dia de acordo com os seus horários.

Saiba mais sobre as nossas consultas de comportamento e bem-estar felino, clicando aqui.

Adicione o seu comentário

Contactos
todos os dias
917 055 346