Os pilares essenciais para o bem-estar do seu gato

 

Sabe do que depende o bem-estar do seu gato?

Sabe porquê e como ele reage a mudanças?

O seu gato não bebe muita água?

 

O bem-estar do seu gato depende de alguns aspectos que pode não saber ou nunca sequer pensou.

Ter um gato envolve conhecer o espírito de um felino e até mesmo pensar como um. 🙂 Assim antes de mudar algo em casa assegure-se de que seu gato é feliz em sua casa e que tem tudo o que precisa para proceder a mudanças!

Os nossos gatos domésticos descendem de gatos selvagens que viviam de modo autónomo ao ar livre. Eles são por isso animais de rotinas, na natureza eles seriam predadores, mas também presas, assim eles repetem rotinas diárias como procedimentos seguros. Nas nossas casas, se forem impedidos de fazer alguma das suas rotinas, pode haver uma mudança grave no seu comportamento pois terá sido perturbado algum dos seus pilares de bem-estar. Cuidado com as mudanças que faz e como as faz.

Quando traz um gato para morar consigo, passa a compartilhar a sua casa com um animal muito territorial que vai reconhecer o seu mundo (casa, objetos, comida, pessoas, …) pelo seu cheiro nunca pelas suas cores ou qualquer outra característica). Normalmente, ele tende a marcar as suas coisas espalhando as suas próprias feronomas ao esfregar a cabeça nos móveis, portas, em nós, ou nos arranhadores. O significado deste gesto para eles é “Isto é meu. Gosto dele e deixo aqui o meu cheiro, para eu saber que é seguro”. Então imagine o que pode acontecer se o ambiente for alterado, por exemplo com a chegada de um novo gato.

1º Pilar: – Manter o cheiro do gato no ambiente (evitar aromas e perfumes).

Os gatos adaptam-se a viver em casa, mas eles não estão domesticados como um cão, o seu instinto selvagem permanece e eles vão precisar de lugares onde possam esconder-se ou estar altos para que possam sentir -se seguros a fazer uma soneca ou a vigiar o território. Eles podem esconder-se debaixo de uma cama, ou dentro de uma caixa ou atrás das cortinas ou dentro do armário, …. Se ele se esconde respeite o seu desejo de ficar quieto, invisível e sentir-se seguro.

2º pilar: – Fornecer lugares seguros onde ele possa esconder-se.

Os gatos ao ar livre como predadores, correm, escalam e fazem tudo o que é necessário para caçar e apanhar as suas presas e comê-las. Como é que pode replicar o estilo de vida de um gato dentro de casa?

Simples, a brincar. Jogue com seu gato às escondidas, faça-o correr ou saltar atrás de um brinquedo, e descubra a maneira única que o seu gato tem de brincar. Brinquedos inanimados são presas já mortas, então perdem o interesse.

3º pilar: – Fornecer oportunidades para jogar, caçar e desenvolver os seus comportamentos predatórios com brinquedos interactivos.

Na natureza, os gatos capturam as suas presas onde quer que estejam e, se precisarem, procuram um lugar diferente em busca de água fresca e limpa para beber. Vão também escolher um outro lugar completamente distinto dos anteriores para urinar e defecar e outro espaço para descansar e se espreguiçarem. E em sua casa existe um canto do gato? Como é que dispõe os recursos que ele precisa?

4º pilar: – Colocar os diversos recursos em diferentes locais tranquilos da casa de acordo com a função que desempenham na vida do seu gato e com o número de gatos que tiver. A regra é : recursos = número de gatos + 1.

Os gatos têm vindo durante os séculos a aproximar-se das pessoas e a desenvolver o seu interesse por nós, os seres humanos. Muitas pessoas dizem que eles é que escolhem os seus cuidadores e se foi escolhido para compartilhar sua vida com um gato, saiba que ele espera passar tempo consigo. Se quer que seu gato seja feliz e tenha uma convivência social agradável tente passar mais e mais tempo com ele e brincar por 10 minutos duas vezes por dia. Quanto mais der, mais receberá. Alguns gatos vão gostar mais de si do que outros. Alguns gostam de estar mais perto de si do que outros, mas eles sempre dependem da nossa capacidade para entender os seus gestos e as suas necessidades.

5ºpilar: – Interacção com seres humanos.

Consegue perceber os comportamentos e posturas do seu gato ou às vezes fica com dúvidas?…

Se precisar de algum conselho sobre como organizar e enriquecer o ambiente do seu gato, entre em contacto comigo. Todas as consultas têm um  custo de € 25 mais taxa de deslocação, se necessário.

Grata pela sua atenção.

Agende agora.

Adicione o seu comentário

Contactos
todos os dias
917 055 346