O meu gato e o meu bebé

O meu gato e o meu bebé vão dar-se bem? Se está grávida e está preocupada com a reação que o seu gato possa ter ao seu bebé, então este artigo é para si.

Apesar de poder estar a chegar um bebé pela primeira vez à sua vida, se é dona de um gato ou de uma gata saiba que o seu papel de mãe começou no dia em que o seu felino entrou pela primeira vez na sua casa, e que ele/ ela considera ser o seu “bebé”. Portanto, a novidade é que já tem um “bebé “(gato) em casa e agora vai ter um bebé humano. 😉

O seu gato criou, consigo e com a família que habita o seu lar, uma relação muito mais profunda do que pode imaginar, ainda que o seu animal de estimação lhe pareça distante ou tímido, sensorialmente ele está conectado com a sua casa e considera-a como a sua propriedade, onde conhece todos os cheiros, sons, sabores, formas, texturas, ambientes, rotinas e cenários. Os gatos sentem-se sobretudo confortáveis num território onde conhecem todos os cheiros e onde o seu próprio cheiro existe espalhado invisivelmente por toda a parte através das feronomas que produzem.

A importância das feronomas

As feronomas são produzidas nas suas glândulas especiais essencialmente nas laterais da cabeça, fronte, queixo, bochechas e boca e depositadas nas pernas e cantos das nossas cadeiras, sofás e móveis e em nós próprios sempre que nos dão marradinhas ou torrinhas ou vêm para o colo.  As feronomas encontram-se depositadas nas mantinhas, sofás ou caminhas onde gostam de dormir ou descansar, pois as suas patinhas, a parte debaixo da barriga e o rabo também emitem feronomas- ou seja o odor próprio do gato.

Nós não conseguimos cheirar as feromonas, mas elas são o pilar de segurança número um para o seu felino. O seu gato conhece o mundo e confia nos seres humanos ou outros animais que convivam com ele através do cheiro, pois o olfato é o sentido mais apurado que ele tem.

Como apresentar o meu bebé ao meu gato?

Com a chegada de um bebé passam a existir em sua casa novos cheiros, o do novo bebé ( principalmente os cheiros a leite e a fraldas) mas também dos seus objetos grandes como um berço ou um carrinho ou pequenos como os brinquedos e outros produtos específicos. É neste contexto que pode começar a existir uma certa tensão e o seu “bebé” gato começa a sentir-se inseguro e a sentir apreensão com as mudanças que possam estar a existir na casa, na decoração da casa, e muito importante, no tempo que a dona lhe dedica.

Quando um bebé nasce é evidente que a mãe vai ter como prioridade o seu bebé humano, no entanto é imprescindível que continue a dar atenção ao seu gato, a reservar tempo no seu dia a dia para manter a rotina que criou com ele, dar-lhe atenção, brincar com ele, alimentá-lo e limpar a sua caixa de areia.

A parte boa é que vai estar muito mais tempo em casa e muitas vezes sentada a amamentar. E o seu primeiro bebé da casa também vai querer aproveitar. 😉

É fundamental apresentar gradualmente os cheiros das roupas e objetos do bebé para que o gato possa dar também as boas vindas tranquilamente ao novo ser humano da família.

Muitas vezes os brinquedos dos bebés também trazem novos sons à rotina previsível que o seu gato tem, por isso antes do bebé nascer e à medida que vai adquirindo todos esses novos equipamentos para a sua casa, jogue com esses sons calmamente, apresente esses brinquedos gradualmente, para que antes do bebé chegar o seu gato possa estar familiarizado com as novidades que vão acontecer.

Fale com ele e explique-lhe que a família vai aumentar. 😉 Ele vai começar a entender. 😉

Resumindo:

  • Certifique-se de que quaisquer alterações feitas na sua casa ocorrem de forma gradual.

  • Dê ao gato(s) a oportunidade de investigar e aceitar os novos itens da casa.

  • Certifique-se que o(s) seu(s) gato(s) têm muitos lugares para se sentirem seguros e protegidos fora do alcance do bebé – caixas de papelão escondidas, poleiros, prateleiras, camas iglo são muito úteis.

  • Muito provavelmente não vai ter tanto tempo como desejaria para manter a rotina de cuidar do seu gato, nos primeiros dias após o parto, por isso para minimizar os danos dessa interrupção, passe essa tarefa a outro membro da família algum tempo antes. Assim no momento em que tudo estará a mudar para o seu “bebé” gato, essa parte não sofre alterações.

  • Vá à internet e apresente ao seu gato os sons de um bebé a chorar, primeiro com o volume baixo e se o seu gato não reagir vá aumentando o volume. A ideia é ajudar o gato a lidar com um som que vai ouvir nos próximos meses muito provavelmente com alguma frequência.

  • Depois do seu bebé nascer e enquanto está no hospital, peça ao seu companheiro/familiar que leve um babygrow ou uma peça de roupa que o seu bebé tenha usado para sua casa, para que possa antecipar a chegada do cheiro do bebé, deixando o seu gato cheirar a peça de roupa à vontade. Assim habituados ao novo cheiro não se irão assustar com o cheiro da nova presença.

  • Quando trouxer finalmente o bebé para casa, não fique ansiosa, com a sua supervisão deixe o seu gato cheirar o bebé e descobrir o cheiro desta nova pequena e barulhenta criatura.

  • Depois do seu bebé nascer e ir para casa, esfregue um pano/toalhinha suavemente no seu bebé e depois no corpo do gato enquanto estiver a acariciá-lo. Faça o mesmo em objetos do seu bebé, e reverta o processo podendo passar a toalha que acariciou o gato nos objetos e roupas do seu bebé. Nós como seres humanos, não iremos conseguir sentir o cheiro dos nossos gatos, mas para eles vai fazer toda a diferença e vão sentir-se seguros.

Os gatos têm apesar de tudo, se soubermos compreender e respeitar o que é importante para eles, uma enorme capacidade de se adaptarem a novas situações.

Em próximos artigos, falaremos sobre a toxoplasmose e como ensinar o seu bebé a lidar com o seu gato.

Este artigo tem base em informação cientifica do site International Cat Care – http://www.icatcare.org/advice/cats-and-human-health/cats-and-pregnancy

 

Adicione o seu comentário

Contactos
todos os dias
917 055 346